sexta-feira, 23 de novembro de 2012


                              Importância do ato de piscar

 

    As pessoas pensam em cuidar da saúde, mas na maioria das vezes não pensam na saúde dos olhos. Mas os olhos são tão importantes quanto qualquer parte do corpo. Você já experimentou ficar uns cinco minutos sem piscar os olhos?

     Quando piscamos ocorre uma lubrificação em nossos olhos, que é fundamental, pois sem isso podemos ficar cegos.

     Quando uma pessoa pisca ocorre uma espécie de pausa na passagem de luz e de informações levadas ao cérebro pela visão. Esse fato se dá por causa de parali-sações em alguns locais do cérebro, fazendo com que se tenha no período da piscadela sensações de blackout.

     O intervalo entre uma piscadela e outra é determinado pela atividade realizada pela lágrima, que, quando efetua todas as suas funções, é eliminada pelo canal lacrimal; então é necessário que haja uma nova piscadela para iniciar outra distribuição de lágrima.

     Como se pode perceber, o ato de piscar é extremamente importante para o bom desempenho da visão, já que se não piscar uma pessoa não terá lubrificação necessária para a superfície ocular e nem a proteção do globo ocular. Também é importante saber que o ato de piscar em exagero ou até mesmo pressionar os olhos pode significar algo que dificulte o bom funcionamento do olho.

     As sobrancelhas, os cílios e as pálpebras são protetores do globo ocular. Impedem que partículas, como poeira, caiam dentro do olho. As pálpebras também têm como função a distribuição de lágrima, ocorrida durante o piscar.

     A primeira explicação para esse mecanismo é que através dele, agentes externos, como poeira ou outros minúsculos elementos, são impedidos de entrar em contato direto com a córnea.

 

sábado, 17 de novembro de 2012

Nervos cranianos são os que fazem conexão com o encefalo. Sua maioria liga-se ao tronco encefálico, exceto os nervos olfatório e o óptico, que ligam-se respectivamente ao telencéfalo e ao diencéfalo.
As fibras dos nervo cranianos podem ser classificadas em aferentes e eferentes. Os dois tipos de fibras (aferentes e eferentes) são divididas em somáticas e viscerais que podem ser gerais ou específicas.
Na espécie humana, os nervos cranianos agrupam-se em doze pares. Os pares de nervos cranianos I e II (nervo olfatório/olfactivo e nervo óptico, respectivamente), embora classificados como nervos cranianos, não são tecnicamente considerados nervos, mas sim prolongamentos do sistema nervoso central.
Os pares de nervos cranianos são numerados em algarismos romanos, de acordo com a ordem de sua origem aparente, da seguinte maneira:
NervoFunçãoComponentesNúcleo(s)
Iolfatório/olfactivoOlfatosensitivoNúcleo olfatório anterior
IIópticoVisãosensitivoNúcleo geniculado lateral
IIImotor ocular comum/oculomotorMotricidade dos músculos ciliar, esfíncter da pupila, todos os músculos extrínsecos do bulbo do olho, exceto os listados para os nervos cranianos IV e VImotorOculomotor nucleus, Edinger-Westphal nucleus
IVpatético/troclearMotricidade do músculo oblíquo superior do bulbo do olhomotorNúcleo troclear
Vtrigêmeo/trigémeoControle dos movimentos da mastigação (ramo motor);
Percepções sensoriais da face, seios da face e dentes (ramo sensorial).
sensitivo e motorPrincipal sensory trigeminal nucleus, Spinal trigeminal nucleus, Mesencephalic trigeminal nucleus, Trigeminal motor nucleus
VImotor ocular externo/abducenteMotricidade do músculo reto lateral do bulbo do olhomotorNúcleo abducente
VIIfacialControle dos músculos faciais – mímica facial (ramo motor);
Percepção gustativa no terço anterior da língua (ramo sensorial).
sensitivo e motorNúcleo facial, núcleo solitário, núcleo salivatório superior
VIIIauditivo/vestibulococlearVestibular: orientação e movimento. Coclear: audiçãosensitivoNúcleo vestibular, núcleo coclear
IXglossofaríngeoPercepção gustativa no terço posterior da língua, percepções sensoriais da faringe, laringe e palato.sensitivo e motorNúcleo ambíguo, núcleo salivatório inferior, núcleo solitário
Xvago/pneumogástricoPercepções sensoriais da orelha, faringe, laringe, tórax e vísceras. Inervação das vísceras torácicas e abdominais.sensitivo e motorNúcleo ambíguo, núcleo vagal motor dorsal, núcleo solitário
XIespinhal/acessórioControle motor da faringe, laringe, palato, dos músculos esternocleidomastóideu e trapézio.motorNúcleo ambíguo, núcleo acessório espinhal
XIIgrande hipoglossoMotricidade dos músculos dalíngua (exceto o músculo palatoglosso)motorNúcleo hipoglosso


sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Vida saudável através de uma dieta nutritiva e rotinas de treino



Pequenas alterações todos os dias para exercício rituais e hábitos alimentares de uma pessoa podem fazer diferenças a saúde geral e peso corporal. Rotinas de treino podem ser tão simples como caminhar para trabalhar em vez de levar o carro ou usar as escadas em sua casa como um auxílio.
As pessoas mais aventureiros irão optar para participar de um ginásio. Isto pode oferecer opções mais extenuantes para exercício, bem como planos de adesão que irá atender a maioria dos rendimentos e agendas. Há a opção de exercer sozinho sem assistência ou classes de treino de junção, como aeróbica e spinning. Ginásios de esportes também têm dedicated personal trainers que fornecerão assistência, motivações e objectivos para a melhoria física e perda de peso.
Para um corpo saudável e perda de peso significativa, exercício deve ser acompanhado por saudável comer e comer os alimentos corretos nos horários corretos. Comer um cereal de aveia com base no café da manhã é uma ótima maneira de fornecer energia para um treino de manhã. Idealmente alimentos não devem ser comido na hora antes da tomada de exercício. Se a pessoa está pensando em comer uma refeição grande antes de exercício, que isto deve ser consumido pelo menos três horas antes do exercício. Ele pode ser benéfico no entanto a comer pequenas quantidades de baixo teor de gordura alimentos como uma banana durante o exercerem.
Arroz e massas são uma fantástica fonte de energia para rotinas de treino como eles são ricos em carboidratos que fornecem energia, lançada lentamente ao longo do período de exercício. Cinco porções de frutas ou vegetais devem ser consumidas diariamente como eles são pobres em gordura e rica em nutrientes essenciais. Alimentos ricos em açúcar, como chocolate devem ser evitados ou consumidos no máximo ocasionalmente.
Outra parte importante de uma dieta saudável é água. Beber muita água também pode auxiliar a perda de peso quando combinado com uma dieta saudável. Água deve ser bebeu antes de uma rotina de exercícios e pelo menos 200 ml devem ser consumidas por cada quinze minutos de exercício. Bastante água deve ser tomada se uma pessoa é submetida a um longo passeio a pé, executar ou bicicleta.
Para aqueles que querem resultados mais rápidos sem um esforço regular de dinheiro considerem DVDs como a alternativa barata e conveniente para os membros do ginásio. Treino de celebridade DVDs estão prontamente disponíveis e alguém ofereceram a oportunidade de exercer em casa. Deve tomar cuidado, no entanto, para selecionar um DVD que não exceda a capacidade atlética de indivíduos. Deve também considerar o quarto e o espaço dentro de casa.
Consoles de jogos também fornecem uma maneira divertida e interativa de ficar apto. Muitos pacotes de software registrar o andamento do indivíduo e podem oferecer aconselhamento de usuário na melhoria da aptidão. Metas podem ser definida e a diversão elemento desta forma de rotina de exercícios pode ter benefícios motivacionais.
Estilo de vida muda em vez de dietas da moda e rotinas de treino de curto prazo resultará na perda de peso de longo prazo que é sustentável. Uma combinação de uma alimentação saudável e exercício moderado são essenciais. Exercício moderado para um mínimo de trinta minutos por dia e evitar alimentos gordurosos e alta de açúcar vai entregar a perda de peso constante e consistente, bem como um corpo mais saudável em geral.
Saudável, vivem, através de, treino, rotinas, nutritivas